• 965728026
  • info@ardinadoalentejo.pt
  • Estremoz - Alentejo - Portugal

Matador de toiros monfortense “Juanito” retira-se das arenas

Num emotivo comunicado publicado nas suas redes sociais, o matador de toiros português, João SilvaJuanito”, anuncia que se retira das arenas por tempo indefinido.

Hoje, 27 de Outubro de 2025, tomei a decisão de deixar o que foi a minha vida até agora, à qual dediquei cada gota de suor, cada sangue, cada lágrima desde os meus 6 anos de idade”, escreveu o toureiro nascido em Monforte.

“Juanito” acrescenta que “foi uma etapa bonita que se conclui, a de tourear enquanto matador de touros, porque toureiro é e sempre será aquilo que sou”.

Em cada tarde dei o melhor de mim e toda a minha alma, o que me conforta e faz com que esta decisão seja tomada com tranquilidade”, refere João Silva.

Sou eternamente grato à minha família, a todas as pessoas e amigos que me levaram a ser melhor, à vida e ao destino por me terem feito matador de touros e ter podido competir com as máximas figuras do toureio e com quase todo os toureiros”, salienta na sua publicação o jovem toureiro.

A mesma culmina agradecendo “sobretudo ao touro, esse belo animal que me fez ser a pessoa que hoje sou, e que me fez sentir, pensar e viver de forma diferente do resto dos mortais”.

João Francisco Marujo da Silva, conhecido no mundo tauromáquico como “Juanito”, nasceu em Monforte, a 24 de Abril de 1999.

Debutou como novilheiro, na Praça de Toiros de Olivença, com picadores, a 5 de Março de 2016, e teve como companheiros de cartel Ginés Marin e Alfonso Cadaval, numa corrida onde foram lidados novilhos da Ganadaria Talavante.

A 7 de Maio de 2017, apresentou-se em Madrid, na Monumental de Las Ventas, numa das novilhadas da Feira de Santo Isidro.

Voltou à Monumental de Las Ventas, a 3 de Junho de 2019, como novilheiro.

Praticamente três semanas depois, mais concretamente a 22 de Junho de 2019, recebeu a alternativa de matador de toiros na Praça de Toiros de Badajoz, tendo como padrinho António Ferrera, e como testemunha Cayetano Rivera Ordoñez. “Juanito” cortou uma orelha ao segundo toiro do seu lote, que tal como os restantes lidados pertencia à ganadaria de Victoriano del Rio.

A alternativa de “Juanito” enquanto matador de toiros foi confirmada na Monumental de Las Ventas, em Madrid, a 24 de Maio de 2022, tendo como padrinho Daniel Luque e como testemunha José Garrido. Foram lidados toiros da ganadaria de Valdefresno.

Imagem: DR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *