

No âmbito da sua missão de protecção e segurança da comunidade, a Polícia de Segurança Pública (PSP) levou a cabo, no dia de hoje, segunda-feira, 20 de Outubro, uma operação de fiscalização dirigida a animais de companhia errantes no Bairro das Quintinhas, em Estremoz.
Em comunicado enviado às redacções, a força de segurança revela que “a acção teve como principais objectivos verificar as condições de bem-estar destes animais, prevenir riscos para a saúde pública e detectar eventuais situações de natureza criminal, nomeadamente a posse de animais furtados ou mantidos em condições ilegais”.
Na mesma nota é ainda salientado que “durante a operação foram identificados diversos cães em situação de abandono, alguns apresentando sinais de doença e carência de cuidados básicos, tendo sido recolhidos os exemplares que necessitavam de tratamento veterinário e acompanhamento especializado”.
Esta operação contou com a colaboração da Câmara Municipal de Estremoz, através da presença da sua equipa técnica e do médico veterinário municipal, que asseguraram o apoio clínico e a recolha dos animais em situação mais crítica, garantindo o seu bem-estar e segurança.
Foram empenhadas nesta operação várias valências do Comando Distrital de Évora da PSP, designadamente Esquadra Complexa de Estremoz, Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial e Esquadra de Investigação Criminal.
O comunicado da PSP sublinha que “esta acção insere-se na estratégia da PSP de proximidade com a comunidade e cooperação interinstitucional, reforçando o compromisso da polícia na defesa do bem-estar animal, prevenção da criminalidade e promoção da saúde e segurança públicas”.
No final da missiva, a PSP assegura que “continuará a desenvolver acções de prevenção, fiscalização e investigação, em articulação com as autarquias e demais entidades competentes, em prol da segurança, saúde e qualidade de vida de todos os cidadãos”.
Imagem: DR
