

Realizaram-se no passado domingo, dia 12 de Outubro, Eleições Autárquicas. Foram a votos os 308 concelhos do país e, consequentemente, os 14 que compõem o distrito de Beja.
Ardina do Alentejo apresenta-lhe em seguidas os 14 Presidentes de Câmara eleitos.
Aljustrel – Fernando Ruas (PCP/PEV) – Eleito para o primeiro mandato após ter conquistado a autarquia ao PS, que apresentou a votos Nelson Brito, que tinha liderado a edilidade entre 2009 e 2021. No mandato 2021/2025, Câmara Municipal de Aljustrel foi conduzida por Carlos Teles, eleito pelo PS.
Almodôvar – José Tadeu Freitas (PPD/PSD) – Eleito para o primeiro mandato após o anterior Presidente de Câmara, António Bota, eleito pelo PS, ter atingido o limite de mandatos.
Alvito – José Efigénio (PS) – Reeleito para um segundo mandato
Barrancos – Emílio Domingues (PCP/PEV) – Eleito para o primeiro mandato após o anterior Presidente de Câmara, Leonel Rodrigues, igualmente eleito pela CDU, não ter avançado para uma recandidatura.
Beja – Nuno Palma Ferro (PPD/PSD – CDS-PP – IL) – Eleito para o primeiro mandato após conquistar a autarquia ao PS, liderada por Paulo Arsénio.
Castro Verde – António José Brito (PS) – Reeleito para um terceiro e último mandato
Cuba – João Duarte Palma (PCP/PEV) – Eleito para o primeiro mandato após o anterior Presidente de Câmara, João Português, eleito igualmente pela CDU, ter atingido o limite de mandatos.
Ferreira do Alentejo – Luís Pita Ameixa (PS) – Reeleito para um terceiro e último mandato
Mértola – Mário Tomé (PS) – Reeleito para um segundo mandato
Moura – Álvaro Azedo (PS) – Reeleito para um terceiro e último mandato
Odemira – Hélder Guerreiro (PS) – Reeleito para um segundo mandato
Ourique – Marcelo Guerreiro (PS) – Reeleito para um terceiro e último mandato
Serpa – Francisco Picareta (PS) – Eleito para o primeiro mandato após ter conquistado a autarquia à CDU, que liderava os destinos do concelho desde 1976, e que apresentou a votos João Dias, que tinha sido deputado à Assembleia da República entre 2018 e 2024. O anterior Presidente, João Efigénio Palma, eleito pela CDU, não avançou para uma recandidatura.
Vidigueira – Ricardo Bonito (PS) – Eleito para o primeiro mandato após ter conquistado a autarquia à CDU, que apresentou a votos Rui Raposo, que tentava o terceiro mandato à frente da edilidade do Baixo Alentejo.

Imagens: DR
