domingo, 22 setembro 2019

Uma colisão entre um pesado de mercadorias e um ligeiro de passageiros, ocorrida ao início da tarde desta quarta-feira, 18 de Setembro, provocou um morto e um ferido grave, na Estrada Nacional 4 (EN4), perto da cidade de Borba.
 
Há ainda a registar um ferido ligeiro, o condutor do pesado de mercadorias, que foi transportado para o Centro de Saúde de Estremoz, como medida de precaução.
 
A vítima grave, o condutor do ligeiro de passageiros, um homem com idade aproximada de 75 anos, foi transportado pelo helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para o Hospital do Espírito Santo de Évora.
 
Em relação à vítima mortal, e segundo aquilo que conseguimos apurar, trata-se de uma mulher, com idade compreendida entre os 40 e os 50 anos, residente na localidade de Borba. Não tendo resistido aos ferimentos provocados por esta colisão, o óbito foi declarado no local. 
 
Segundo informações obtidas pelo Ardina do Alentejo junto do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora, o alerta para este acidente foi dado pelas 13:39 horas.
 
A EN4 esteve cortada ao trânsito durante cerca de uma hora e meia.
 
No local do acidente, a prestar auxílio às vítimas, estiveram 29 operacionais, dos Bombeiros Voluntários de Borba, da Guarda Nacional Republicana (GNR) e do INEM, apoiados por nove viaturas, e por um meio aéreo, o helicóptero do INEM.
 
As causas deste acidente estão agora a ser investigadas pelo Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação da GNR (NICAV) de Évora.
 
## NOTÍCIA EM ACTUALIZAÇÃO ##
Modificado em quarta, 18 setembro 2019 15:49

Zmar Eco Camping está à venda

terça, 17 setembro 2019 22:55
A notícia foi avançada na passada segunda-feira, dia 16 de Setembro, pela publicação online Dinheiro Vivo e causou alguma surpresa. É um dos espaços mais procurados pelos veraneantes que escolhem a costa alentejana para passar férias, e até já ganhou reconhecimento nacional e internacional, mas no entanto a empresa que o detém está insolvente. O Zmar Eco Camping, espaço de alojamento localizado próximo da Zambujeira do Mar, está à venda em leilão até 26 de Setembro.
 
E a menos de 10 dias de terminar o prazo, o parque de campismo, que foi considerado uma referência de inovação no alojamento de natureza, recebeu apenas uma licitação no valor de 2.599.461 euros, bastante abaixo dos 3.249.326 euros de valor base.
 
O que está em processo de venda é a participação social de 56,6% da Cravex, empresa que tem a decorrer um processo de insolvênciade, na Multiparques a Céu Aberto, Campismo e Caravanismo em Parques, empresa que explora o Zmar Eco Camping.
 
O Zmar Eco Camping está localizado na Herdade A-de-Mateus, em Odemira, e é um empreendimento turístico com 81 hectares e capacidade para 1572 pessoas, composto por um eco-hotel, com bungalows de tipologias T1 a T3, um parque de campismo para tendas e caravanas, e um conjunto de equipamentos, como parque aquático, com piscina coberta e descoberta, restaurante, bar, supermercado, balneários e copa comunitária. Para os mais novos existe um parque de diversões, uma quinta pedagógica e um centro de interpretação ambiental.
 
O Zmar conta ainda com uma zona desportiva, com polidesportivo, ginásio e zona de aventura. 
 
Em 2016, o eco-resort sofreu um incêndio que terá causado prejuízos avultados. Menos de um ano depois, o Zmar acabou por ser eleito o melhor ecoturismo de Portugal, no concurso Portugal Cinco Estrelas relativo a 2017.
 
Modificado em terça, 17 setembro 2019 23:00
Através de militares do Comando Territorial de Setúbal, a Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve em Grândola, na passada terça-feira, dia 10 de Setembro, um homem e uma mulher, pelo crime de incêndio florestal.
 
Segundo nota enviada às redacções, “após ter sido comunicado, por populares, que estava a deflagrar um incêndio florestal, militares do Núcleo de Protecção Ambiental do Posto Territorial de Grândola deslocaram-se para o local, tendo-se dirigido ao provável ponto de ignição do incêndio, onde, foi possível avistar os suspeitos e proceder à detenção dos mesmos”.
 
Ainda segundo o mesmo comunicado, “após algumas diligências no local, foi possível verificar que a causa do incêndio estaria na utilização de um veículo agrícola equipado com um roça-mato, sendo que o mesmo ficou destruído pelo incêndio”. 
 
Do incêndio resultou a destruição de cerca de 40 hectares de mato (sobreiros, azinheiras, eucaliptos e mato), tendo sido colocada uma habitação em risco.
 
Os suspeitos foram detidos e constituídos arguidos, e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Grândola.
Modificado em quinta, 12 setembro 2019 00:23
A Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Delta Cafés promoveram esta quinta-feira, 5 de Setembro, no Quartel do Carmo, o lançamento de uma campanha de sensibilização, a nível nacional, que se materializa na difusão de mensagens impressas em cinco milhões de pacotes de açúcar, através da adaptação de provérbios populares portugueses ao tema da violência doméstica.
 
Para além de ser um crime, tantas vezes com consequências fatais, a violência doméstica constitui uma preocupação prioritária da GNR, à qual a Delta Cafés se quis associar.
 
Trata-se de uma iniciativa enquadrada numa estratégia de consciencialização, que visa contribuir para a mudança de comportamentos da sociedade e para a progressiva intolerância social face à violência doméstica.
 
O evento foi presidido pelo Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, contando ainda com a presença do Comandante-Geral da GNR, Tenente-General Luís Francisco Botelho Miguel, e da Administradora Executiva do Grupo Nabeiro Delta Cafés, Rita Nabeiro.
 
Durante o evento, foi ainda anunciada a criação da Comissão para a Igualdade de Género e Não Discriminação na Guarda, a qual será presidida pela Tenente-Coronel Maria Cristina Pereira.
Modificado em quinta, 05 setembro 2019 22:33
Cinco feridos é o resultado do aparatoso despiste de um veículo ligeiro de passageiros, ocorrido na madrugada deste domingo, 25 de Agosto, na Estrada Nacional 4 (EN4), entre Vila Boim e Varche.
 
Segundo informações recolhidas junto do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre, o alerta para este acidente foi dado pelas 5:56 horas.
 
Os cinco feridos foram considerados ligeiros, tendo sido assistidos no local, e posteriormente quatro deles foram encaminhados para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas.
 
De acordo com informações prestadas pelo CDOS de Portalegre, foram mobilizados para o local do sinistro, 15 operacionais, dos Bombeiros Voluntários de Elvas, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e da Guarda Nacional Republicana (GNR), auxiliados por seis viaturas.
Setembro é o mês em que se comemora o aniversário da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de PortalegreADBSP, associação que resultou do esforço e do querer de um punhado de gente dinâmica comandada pelo já falecido António Joaquim Eustáquio, e que no ano de 2019 comemora o seu 29º aniversário.
 
De recordar que a 5 de Setembro de 1990 foi lavrada a escritura da ADBSP, escritura essa que viria a lume em Diário da República, a 3 de Outubro desse mesmo ano.
 
O soprar das 29 velas da ADBSP acontecerá no próximo dia 7 de Setembro, sábado, na vila de Monforte, num dia em que a organização promete muitas surpresas.
 
As comemorações do 29º aniversário da ADBSP iniciam-se pelas 10 horas, na Igreja Matriz de Monforte, onde será rezada Missa por intenção dos dadores de sangue, incluindo os já falecidos. Após a celebração eucarística, decorrerá um desfile dos participantes nas comemorações pela zona histórica da vila.
 
Pelas 12 horas, na Sala Polivalente Municipal de Monforte, terá lugar a sessão solene do dia de aniversário da ADBSP.
 
Às 13 horas, e igualmente na Sala Polivalente Municipal de Monforte, acontecerá o almoço-convívio. No final do repasto, terá lugar a actuação da Orquestra Ligeira Novas Melodias, da Sociedade Filarmónica Monfortense “Os Encarnados”.
 
As inscrições para o almoço convívio, que são restritas a dadores de sangue e aos seus familiares, já se encontram abertas, e podem ser feitas na sede da ADBSP até ao dia 31 de Agosto, das 09 às 12 horas, e no serviço de sangue do Hospital Doutor José Maria Grande, das 12 às 16 horas. O almoço convívio é gratuito para dadores de sangue e para crianças até aos 12 anos, sendo que os familiares dos dadores pagam 12,50 euros.
 
As comemorações do 29º aniversário da ADBSP conta com o apoio de diversas empresas e entidades da região, de onde se destacam o Município de Monforte, a Junta de Freguesia de Monforte e o Grupo de Dadores Benévolos de Sangue de Monforte
 
Para mais pormenores sobre este evento, devem todos os interessados consultar a página da ADBSP na rede social Facebook, em https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre
Modificado em domingo, 25 agosto 2019 13:44
Filipe Ramalho, Chef do restaurante Basilii no Torre de Palma Wine Hotel, em Monforte, irá rumar ao Rio de Janeiro para participar na 9ª edição do Rio Gastronomia, um dos maiores eventos gastronómicos do Brasil.
 
Numa delicada sinfonia plena de sabores, o Chef Filipe Ramalho irá surpreender com um showcooking inspirado na sua origem e essência alentejana, onde se destaca a Açorda à Alentejana de Poejo e Coentros com Lombo de Bacalhau marinado em Mosto de Alicante Bouschet e o Arroz Doce, pratos de assinatura do restaurante Basilii, do Torre de Palma Wine Hotel. No dia 22 de Agosto, no Rio Gastronomia 2019, o Chef Filipe Ramalho promete um momento memorável com deliciosas experiências alentejanas aos visitantes.
 
Filipe Ramalho junta-se a José Avillez na aventura de serem os dois chefes portugueses a representarem e a darem a conhecer o melhor da gastronomia nacional neste grande evento.
 
 A 9ª edição do Rio Gastronomia arrancou no dia 16 de Agosto e irá decorrer até dia 25 de Agosto, no Píer Mauá, bem no coração do Rio de Janeiro.
 
Modificado em quarta, 21 agosto 2019 01:43
Segundo foi comunicado pela Arquidiocese de Évora, faleceu na manhã desta terça-feira, dia 6 de Agosto, pelas 09:15 horas, aos 68 anos, o Cónego António Salvador dos Santos, director do semanário “A Defesa”, jornal regional de inspiração cristã.
 
Salvador dos Santos faleceu no Hospital do Espírito Santo, em Évora, na sequência do agravamento do seu estado de saúde, depois de ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) em Dezembro passado.
 
Nascido a 7 de Setembro de 1950, António Salvador dos Santos foi ordenado Sacerdote a 25 de Junho de 1978 e era actualmente Cónego Capitular da Basílica Metropolitana de Évora, e pároco das Paróquias de Nossa Senhora da Boa Fé e de S. Sebastião da Giesteira, na Vigararia de Évora.
 
António Salvador dos Santos dirigia “A Defesa” desde Agosto de 2001. Era igualmente gerente da Rádio Sim Alentejo, Presidente da "Fraternidade Sacerdotal de Évora" e, até adoecer gravemente, administrador da Sociedade Instrutiva Regional Eborense - Gráfica Eborense. Foi ainda um dos fundadores, e presidente durante vários mandatos, da Associação da Imprensa Cristã (AIC) e da Alimprensa.
 
EXÉQUIAS FÚNEBRES JÁ TÊM PROGRAMA CONHECIDO
 
As exéquias fúnebres do Cónego António Salvador dos Santos já têm programa conhecido.
 
Por sua vontade expressa, os seus restos mortais ficarão em câmara ardente na “sua” Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Boa-Fé.
 
No dia de amanhã, quarta-feira, 7 de Agosto, pelas 10 horas, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Boa-Fé, será celebrada Missa de Corpo Presente, em sufrágio da sua alma, de homenagem e memória de eterna gratidão por tudo o que fez pelas Paróquias de Nossa Senhora da Boa-Fé e de São Sebastião da Giesteira. Presidirá o sacerdote que o acompanhou nas paróquias, nos últimos dois anos, Padre Aniceto Dâmaso Dangala.
 
Finda a missa os restos mortais serão transladados, em cortejo fúnebre, para a Igreja do Espírito Santo, em Évora. No entanto, no trajecto até Évora, será feita uma paragem junto da Igreja Paroquial de São Sebastião da Giesteira, onde permanecerá por alguns momentos de oração e homenagem.
 
Na Igreja do Espírito Santo, em Évora, pelas 14 horas, serão celebradas Exéquias Solenes, presididas pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho.
 
O funeral seguirá para o Cemitério dos Remédios, em Évora, onde será sepultado.
Modificado em terça, 06 agosto 2019 18:43
Uma menina de 12 anos de idade foi atropelada por um veículo ligeiro, na Estrada Municipal 537 (EM 537), na localidade de Reguengo de São Mateus, no concelho de Montemor-o-Novo.
 
A criança, que ficou em estado grave, recebeu assistência médica no local e foi posteriormente transportada para o Hospital do Espírito Santo, em Évora.
 
Segundo informações recolhidas pelo Ardina do Alentejo junto do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora, o alerta para este acidente foi dado às 21:26 horas. 
 
Na sequência do atropelamento, o veículo entrou em despiste tendo colidido com outro veículo ligeiro que se encontrava no local. 
 
O condutor do veículo sinistrado foi identificado pela Guarda Nacional Republicana (GNR) no local do acidente.
 
No local estiveram 12 operacionais apoiados por quatro viaturas.
Modificado em sexta, 02 agosto 2019 12:57