quinta, 17 outubro 2019
O popular Quim Barreiros e a dupla As Bombocas são os principais artistas que irão animar musicalmente a edição de 2019 da Cozinha dos Ganhões, evento gastronómico, que decorrerá no Parque de Feiras e Exposições da cidade de Estremoz, entre os dias 28 de Novembro e 1 de Dezembro.
 
No dia 29 de Novembro, sexta-feira, sobe ao palco Quim Barreiros, autor e intérprete de êxitos como “O Mestre de Culinária”, "A Cabritinha", "A Garagem da Vizinha" e, mais recentemente, "Amélia Costureira".
 
As Bombocas, grupo criado pelo músico Emanuel, actuam no sábado, dia 30 de Novembro, e é esperada muita animação, ao som dos sucessos musicais "Eles são todos iguais", “Até te passas” ou “Aguenta-te à Bomboca”.
 
A autarquia estremocense acredita que com “a rica gastronomia, a doçaria, os produtos regionais, o artesanato e muita animação cultural” estão reunidos os ingredientes necessários para que a edição de 2019 da Cozinha dos Ganhões seja “um sucesso”.
 
Esta iniciativa é uma organização da Câmara Municipal de Estremoz com o principal objectivo do desenvolvimento e promoção turística do concelho, valorizando as tradições e os costumes de Estremoz e do Alentejo.
 

 

Modificado em quinta, 10 outubro 2019 16:41
Será durante o ano de 2020 que o Museu Municipal Professor Joaquim Vermelho, em Estremoz, ficará dotado com mais uma valência de âmbito científico, nomeadamente um “Laboratório de Investigação, Conservação e Restauro de Cerâmica e Figurado em Barro de Estremoz”.
 
Segundo a autarquia liderada por Francisco Ramos, este laboratório, que representa um investimento total acima dos 50 mil euros, “foi alvo de uma candidatura elaborada no âmbito do Alentejo 2020, sendo comparticipada a 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)”, e tem como principal objectivo “potenciar o conhecimento sobre o Figurado de Estremoz, cuja produção é Património da Humanidade desde 2017, e também às restantes cerâmicas, sejam estas populares, de origem arqueológica ou artísticas, centralizando no laboratório o restauro e a conservação de Figurado de Estremoz, esteja este património na posse de particulares, associações ou instituições museais”.
 
O Centro Hércules da Universidade de Évora será parceiro neste projecto, para assim potenciar e rentabilizar o investimento a realizar.
 

O Partido Socialista (PS) foi o partido mais votado no concelho de Estremoz, alcançando os 40,66% dos votos. O partido de António Costa goleou no concelho de Estremoz, vencendo em todas as freguesias. O Partido Social Democrata (PSD) foi o segundo partido mais votado no concelho de Estremoz, com 22,51% dos votos. Houve duas freguesias estremocenses (Évora Monte e São Domingos de Ana Loura) em que o partido liderado por Rui Rio ficou na 4ª posição, atrás de comunistas e bloquistas. A CDU ficou na terceira posição, com 10,25 %, enquanto que o BE atingiu os 8,92 %. A abstenção no concelho de Estremoz fixou-se nos 48,35%. Destaque neste parâmetro, e pela positiva, para a União das freguesias de São Lourenço de Mamporcão e São Bento de Ana Loura, onde abstenção se fixou apenas nos 30,23%.


Modificado em segunda, 07 outubro 2019 17:46
Entre os dias 28 de Novembro e 1 de Dezembro, decorrerá no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz Engenheiro André de Brito Tavares, a edição de 2019 da Cozinha dos Ganhões, um dos certames gastronómicos mais visitados a Sul do Tejo.
 
À semelhança dos anos anteriores, a XXVII Cozinha dos Ganhões oferece aos milhares de visitantes, para além da rica gastronomia, a doçaria, os produtos regionais, artesanato e muita animação cultural.
 
Até ao próximo dia 25 de Outubro, estão abertas as inscrições para os expositores. As mesmas podem ser efectuadas no Secretariado do Parque de Feiras, no Pavilhão A, ou através do site do Município de Estremoz, onde poderá consultar as Normas de Funcionamento e a Ficha de Inscrição.
 
Este certame é organizado pela Câmara Municipal de Estremoz e tem como principal objectivo o desenvolvimento e promoção turística do concelho, valorizando as tradições e os costumes de Estremoz e do Alentejo.
Na passada segunda-feira, dia 30 de Setembro, foi assinado entre o Município de Estremoz, representada no acto pelo Presidente da autarquia, Francisco Ramos, e a Santa Casa da Misericórdia de Estremoz, representada na assinatura pelo Provedor Miguel Raimundo, um protocolo de colaboração para depósito do arquivo histórico da Santa Casa da Misericórdia no Arquivo Municipal de Estremoz.
 
A Santa Casa da Misericórdia de Estremoz é detentora de um arquivo digital com documentação e informação, com valor arquivístico, que entregou à guarda do Arquivo Municipal, continuando na condição de proprietária, mas ficando o Município com a responsabilidade de zelar pela conservação, segurança e tratamento técnico, nas melhores condições possíveis, da documentação entregue.
 
O acervo poderá ser divulgado e consultado, mas apenas poderá ser cedido a terceiros, com autorização da Santa Casa, nomeadamente no que diz respeito aos direitos sobre cedência de imagens para publicação ou empréstimo dos documentos.
Modificado em quarta, 02 outubro 2019 18:07
Teve início na passada sexta-feira, 20 de Setembro, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, a formação sobre Técnicas de Produção de Bonecos de Estremoz.
 
A vereadora do Pelouro da Cultura, Márcia Oliveira, na presença dos formadores Hugo Guerreiro, Luís Parente, Isabel Borda de Água e Jorge da Conceição Palmela, deu as boas-vindas aos 16 formandos, desejando que todos concluam com sucesso esta formação e que com este curso possam surgir novos barristas e continuadores da tradição dos Bonecos de Estremoz.
 
Este curso decorre até 6 de Dezembro, tem a duração de 150 horas e é de Nível QNQ 2.
 
No plano curricular constam disciplinas como Introdução à história da cerâmica, Técnicas de conformação manual, Técnicas de acabamento - cerâmica, Execução de projectos criativos - formas tradicionais e Decoração de projectos simples de cerâmica.
 
Esta iniciativa é uma parceria entre o CEARTE - Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património e o Município de Estremoz, tendo como principal objectivo dar formação de qualidade a quem arriscou aprender tudo sobre os Bonecos de Estremoz, Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Modificado em terça, 24 setembro 2019 18:47
Na próxima terça-feira, dia 24 de Setembro, inicia-se no concelho de Estremoz, o serviço de recolha selectiva de papel/cartão e embalagens de plástico/metal produzidos no comércio local, sector Horeca e serviços.
 
Prestado pelo Município de Estremoz, este serviço usará a viatura entregue à autarquia pela Gesamb, resultado da candidatura apresentada por esta empresa ao Aviso POSEUR-11-2017-22 – Promoção de Sistemas Inovadores, que se destinem a aumentar a recolha selectiva de resíduos urbanos valorizáveis, do Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), denominada “Inovação e Implementação de Novos Sistemas na Recolha Selectiva”.
 
O serviço de recolha porta a porta de resíduos recicláveis pretende recolher, nos estabelecimentos aderentes, as embalagens de plástico/metal e papel/cartão. Esta recolha será realizada nos estabelecimentos com periodicidade semanal.
 
Caso tenha um estabelecimento de comércio local, uma superfície integrada no sector Horeca ou uma empresa prestadora de serviços e tem interesse em aderir a este serviço deverá contactar o endereço de e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone 268 339 200.
 
Após a inscrição de cada estabelecimento, o mesmo será contatado pelos serviços municipais de forma a definir-se o dia da semana em que a recolha será efectuada.
Modificado em domingo, 22 setembro 2019 23:49
José Domingos Ramalho, actual director do Centro Distrital de Évora da Segurança Social, ex-vereador da Câmara Municipal de Estremoz e também antigo Presidente da Concelhia estremocense do Partido Socialista (PS), José Daniel Sádio, vereador sem pelouros da Câmara Municipal de Estremoz e actual Presidente da Concelhia de Estremoz do PS, Alice Véstia, ex-deputada municipal socialista na Assembleia Municipal de Estremoz, e Elsa Severo Rolo, candidata do PS à União de Freguesias de Estremoz – Santa Maria e Santo André nas autárquicas de 2017 e que já desempenhou neste mandato funções de deputada socialista na Assembleia Municipal de Estremoz, foram recentemente constituídos arguidos e estão sujeitos à medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
 
O caso remonta a Julho de 2018, e surge na sequência de uma queixa anónima apresentada no Ministério Público (MP) em Agosto de 2015, contra Luís Filipe Mourinha, na altura Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, e Francisco Ramos, actual Presidente da autarquia estremocense e, à data dos factos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Estremoz.
 
A queixa apresentada em 2015 referia que os dois eleitos do MiETZ – Movimento Independente por Estremoz tinham utilizado, de forma indevida e por várias ocasiões, viaturas municipais. Depois de deduzida acusação, Luís Mourinha foi a julgamento, acusado de cinco crimes de peculato de uso, tendo sido absolvido. As suspeitas por uso abusivo de viatura municipal por parte de Francisco Ramos foram arquivadas.
 
No processo judicial que levou Luís Mourinha a julgamento, e ainda segundo declarações do ex-autarca estremocense à LUSA, em Julho de 2018, estão incluídos "um conjunto de documentos contabilísticos do município que foram entregues em mão, em Maio de 2015, a dois deputados municipais do PS”.
 
Em Julho de 2018, Luís Mourinha e Francisco Ramos apresentaram queixas-crimes, contra os dois já mencionados deputados municipais socialistas, como principais suspeitos da autoria material da denúncia anónima, com fundamento na prática dos crimes de difamação e denúncia caluniosa, bem como pela utilização indevida de documentos administrativos.
 
Outros oito eleitos do PS na Assembleia Municipal de Estremoz, que requereram os mesmos documentos, foram também alvos de queixas-crimes, sendo que Elsa Severo Rolo e Alice Véstia já foram ouvidas pelo MP, e constituídas arguidas.
 
Contra o então Presidente da Direcção da Concelhia do PS, José Domingos Ramalho, e o Presidente da Assembleia Geral do órgão, José Daniel Sádio, também foram apresentadas queixas-crimes, pelas mesmas suspeitas de utilização indevida de documentos municipais, visto que o ex-presidente da autarquia estremocense já referiu “ter conhecimento de que os documentos foram depositados na sede do PS de Estremoz”. Os nomes de José Domingos Ramalho e de José Daniel Sádio constam na lista de elementos socialistas constituídos arguidos.
 
Ao que o Ardina do Alentejo conseguiu apurar, o número de elementos ligados à Concelhia de Estremoz do Partido Socialista constituídos arguidos poderá aumentar visto que ainda não foram ouvidos todos os envolvidos neste processo.
Modificado em terça, 17 setembro 2019 17:11
E que tal depois de umas merecidas férias e de alguns excessos cometidos durante as mesmas, começar a nova época desportiva com um mega evento? A proposta é do Vybe Health Club, em Estremoz.
 
Este vai ser o fim de semana com mais “vybe” do ano.
 
Na sexta-feira, dia 13 de setembro, o ginásio estremocense abre as suas portas para um Open Day de arromba. À espera de todos aqueles que aceitem o desafio vão estar aulas de Yoga, Zumba, Bikes, Step, Combat e 3B, para além da estreia dos Dance Kids.
 
No sábado, dia 14 de setembro, e também com a chancela da equipa Vybe, as Piscinas Municipais de Estremoz recebem, a partir das 20 horas, uma Sunset Party, com as actuações musicais a estarem entregues a Pedro Simões, que vai deliciar todos os presentes com um Live Act, e ainda Silver Soul, DJ estremocense que promete colocar todos os participantes a dançar.
 
As pulseiras para o fim de semana com mais “vybe” do ano encontram-se à venda no Vybe Health Club, na Zona Industrial, em Estremoz.
Modificado em quarta, 11 setembro 2019 22:59