quinta, 26 novembro 2020
Registou-se, há poucos instantes, a actualização dos dados Covid-19 nos concelhos que fazem parte do Alentejo Central, e consequentemente no concelho de Estremoz.
 
Destaque neste relatório para o facto de haver no concelho estremocense o registo de mais três pessoas infectadas com a doença provocada pelo novo coronavírus, desde a última actualização.
 
Ao que o Ardina do Alentejo conseguiu apurar junto de fonte do Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARS Alentejo), estão actualmente registados no concelho de Estremoz, 73 casos activos de pessoas infectadas com Covid-19.
 
Ainda segundo a mesma fonte, estes números dizem respeito ao relatório que assinala a situação epidemiológica no concelho até às 00 horas do dia 24 de Novembro.
 
Desde o início da pandemia de Covid-19 no nosso país, o concelho de Estremoz registou 164 casos positivos, estando actualmente dados como recuperados 88 cidadãos e havendo o registo de três óbitos.
Modificado em quarta, 25 novembro 2020 21:37
Em anos lectivos ditos normais, sem pandemias, coronavírus ou covid’s à mistura, cerca de 17 500 alunos e professores, de Norte a Sul do país, visitavam o Centro Ciência Viva de Estremoz (CCVEstremoz).
 
Durante essas visitas, alunos e professores, tinham oportunidade de, com o apoio de experiências interactivas e dos Comunicadores de Ciência do CCVEstremoz, compreender melhor o funcionamento do nosso planeta e a sua diversidade.
 
Mas em tempos de pandemia, o CCVEstremoz adaptou-se e preparou diversas actividades interactivas para levar às escolas.
 
De Trás-os-Montes ao Algarve é agora possível transformar as salas de aulas das escolas em pequenos Centros de Ciência.
 
Ao dispor dos estabelecimentos de ensino e da comunidade educativa nacional estão sete programas educativos, onde a Geologia se cruza com a Biologia, com a Física, a Química ou até a História e a Filosofia das Ciências.
 
Segundo o CCVEstremoz, já mais de 1000 alunos de todo o país COnVIDaram o centro estremocense a ir às suas escolas...
 
E a sua escola não COnVIDa o CCVEstremoz?
 
Para mais informações sobre o projecto “A tua Escola COnVIDa…”, devem todos os interessados, quer sejam alunos ou professores, contactar o Centro Ciência Viva de Estremoz, através do número de telefone 268334285, ou via e-mail, para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Modificado em quarta, 25 novembro 2020 00:49
Registou-se, há poucos instantes, a actualização dos dados Covid-19 nos concelhos que fazem parte do Alentejo Central, e consequentemente no concelho de Estremoz.
 
Destaque neste relatório para o facto de haver no concelho estremocense o registo de mais uma pessoa infectada com a doença provocada pelo novo coronavírus, desde a última actualização.
 
Ao que o Ardina do Alentejo conseguiu apurar junto de fonte do Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARS Alentejo), estão actualmente registados no concelho de Estremoz, 70 casos activos de pessoas infectadas com Covid-19.
 
Ainda segundo a mesma fonte, estes números dizem respeito ao relatório que assinala a situação epidemiológica no concelho até às 00 horas do dia 23 de Novembro.
 
Desde o início da pandemia de Covid-19 no nosso país, o concelho de Estremoz registou 161 casos positivos, estando actualmente dados como recuperados 88 cidadãos e havendo o registo de três óbitos.
Modificado em terça, 24 novembro 2020 21:41
Foi através da página oficial da Junta de Freguesia de Veiros na rede social Facebook, que Domingos Cunha, Presidente da freguesia do concelho de Estremoz, informou “com muito orgulho e satisfação” que a Junta de Freguesia por si liderada “procedeu à recuperação do brasão” da vila, numa decisão “que estava tomada desde o início deste mandato”.
 
Segundo o edil veirense, a parte que faltava no brasão, a coroa, foi retirada “segundo consta em 1855”, porque Veiros perdeu o estatuto de concelho “e alguém achou por bem mutilar o brasão para nos recordar a ‘humilhação’ ou a perda de importância”.
 
Ainda segundo Domingos Cunha, “a coroa esteve esquecida e desprezada, numa arrecadação durante 165 anos, como uma pedra qualquer sem valor, até agora, que foi limpa, recuperada e reposta no seu devido lugar”.
 
Passam precisamente neste mês de Novembro, 510 anos desde a atribuição por D. Manuel I, em 2 de Novembro de 1510, do “Foral Novo” a esta vila do concelho de Estremoz. No post na rede social Facebook, o Presidente Domingos Cunha salienta querer que “este facto se torne um símbolo do orgulho de ser veirense, de orgulho nos nossos antepassados, nas nossas raízes, na nossa história, que não pode ser esquecida nem apagada”.
 
O autarca de Veiros acrescenta que “a recuperação do brasão estava já programada” para este ano, bem como “o melhoramento do local onde se encontra este monumento”, a Praça do Marquês da Praia e de Monforte e o edifício dos Paços do Concelho, recuperação essa que “em virtude dos constrangimentos conhecidos será feita posteriormente”.
 
Domingos Cunha salienta ainda que “estavam também programados vários eventos para as comemorações dos 510 anos do Foral”, eventos esses que “infelizmente” tiveram de ser adiados. No final da sua mensagem, o autarca afirma-se esperançado que “durante o ano próximo” possa ser celebrada esta data com “um evento condigno”.
Modificado em terça, 24 novembro 2020 00:05
Registou-se, há poucos instantes, a actualização dos dados Covid-19 nos concelhos que fazem parte do Alentejo Central, e consequentemente no concelho de Estremoz.
 
Destaque neste relatório, que surge mais de uma semana depois da última actualização, para o facto de haver no concelho estremocense o registo de mais uma pessoa recuperada da doença provocada pelo novo coronavírus desde a última actualização.
 
Ao que o Ardina do Alentejo conseguiu apurar junto de fonte do Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARS Alentejo), estão actualmente registados no concelho de Estremoz, 69 casos activos de pessoas infectadas com Covid-19.
 
Ainda segundo a mesma fonte, estes números dizem respeito ao relatório que assinala a situação epidemiológica no concelho até às 00 horas do dia 20 de Novembro.
 
Desde o início da pandemia de Covid-19 no nosso país, o concelho de Estremoz registou 160 casos positivos, estando actualmente dados como recuperados 88 cidadãos e havendo o registo de três óbitos.
Modificado em domingo, 22 novembro 2020 13:19
O dia de hoje, terça-feira, 17 de Novembro, é o pico de uma das chuvas de meteoros, vulgarmente conhecidas como estrelas cadentes, mais proeminentes do ano de 2020!
 
Meteoros são objectos que ao entrar na atmosfera da Terra se desintegram criando um rasto luminoso no céu.
 
Este evento astronómico, que acontece anualmente entre 6 e 30 de Novembro, chama-se Leónidas devido ao facto dos meteoros parecerem vir da Constelação do Leão.
 
Nesta altura do ano, o número de meteoros que entram na atmosfera terrestre por unidade de tempo aumenta muito podendo chegar a mais de 20 meteoros por hora.
 
Toda esta actividade deve-se ao facto de na sua trajectória à volta do Sol, a Terra estar a passar numa zona de poeiras e detritos deixados pelas sucessivas passagens do cometa Tempel-Tuttle que todos os 33 anos completa uma órbita elíptica em torno do Sol.
 
Apesar de normalmente os meteoros terem a intensidade das estrelas cadentes que tantas vezes vemos no céu, por vezes, podemos ser presenteados com verdadeiras bolas de fogo como a observada no sul da Península Ibérica, na madrugada da passada segunda-feira...

 

Modificado em domingo, 22 novembro 2020 12:33
Registou-se, há poucos instantes, a actualização dos dados Covid-19 nos concelhos que fazem parte do Alentejo Central, e consequentemente no concelho de Estremoz.
 
Destaque neste relatório, que surge mais de 72 horas depois da última actualização, para o facto de haver no concelho estremocense o registo de mais 79 pessoas recuperadas da doença provocada pelo novo coronavírus desde a última actualização.
 
Ao que o Ardina do Alentejo conseguiu apurar junto de fonte da Autoridade de Saúde, estão actualmente registados no concelho de Estremoz, 45 casos activos de pessoas infectadas com Covid-19.
 
Ainda segundo a mesma fonte, estes números dizem respeito ao relatório que assinala a situação epidemiológica no concelho até às 00 horas do dia 11 de Novembro.
 
Desde o início da pandemia de Covid-19 no nosso país, o concelho de Estremoz registou 134 casos positivos, estando actualmente dados como recuperados 87 cidadãos e havendo o registo de dois óbitos.
Modificado em domingo, 22 novembro 2020 12:12

The Folly Restaurante lança menu executivo!

quarta, 11 novembro 2020 16:23
O The Folly Restaurante, localizado na Rua General Norton de Matos, na cidade branca do Alentejo, tem a partir de amanhã, dia 12 de Novembro, e durante o almoço, um menu executivo especial!
 
Aceite o convite do Chef Hugo Bernardo e venha provar alguns dos mais saborosos petiscos, acompanhados de um copo de vinho Howard’s Folly Sonhador e ainda um café.
 
Este menu executivo, que mudará diariamente, tem o custo de 15 euros por pessoa.
 
O The Folly Restaurante espera a sua visita, de segunda à sexta, das 12:30 às 22:30 horas.
 
As reservas podem ser feitas através do 268 332 151 ou pelo 964 197 644.
Modificado em domingo, 22 novembro 2020 12:00
Registou-se, há poucos instantes, a actualização dos dados Covid-19 nos concelhos que fazem parte do Alentejo Central, e consequentemente no concelho de Estremoz.
 
Destaque neste relatório para o facto de haver no concelho estremocense o registo do segundo óbito relacionado com a doença provocada pelo novo coronavírus.
 
Ao que o Ardina do Alentejo conseguiu apurar junto de fonte da Autoridade de Saúde, estão registados no concelho de Estremoz, 123 casos activos de pessoas infectadas com Covid-19, assinalando-se assim exactamente o mesmo número de casos activos em relação ao último relatório divulgado, durante a tarde deste domingo.
 
Ainda segundo a mesma fonte, estes números dizem respeito ao relatório que assinala a situação epidemiológica no concelho até às 00 horas do dia 07 de Novembro.
 
Desde o início da pandemia de Covid-19 no nosso país, o concelho de Estremoz registou 132 casos positivos, estando actualmente dados como recuperados oito cidadãos e havendo o registo de dois óbitos.
Modificado em domingo, 22 novembro 2020 11:23