sábado, 21 setembro 2019
José Domingos Ramalho, actual director do Centro Distrital de Évora da Segurança Social, ex-vereador da Câmara Municipal de Estremoz e também antigo Presidente da Concelhia estremocense do Partido Socialista (PS), José Daniel Sádio, vereador sem pelouros da Câmara Municipal de Estremoz e actual Presidente da Concelhia de Estremoz do PS, Alice Véstia, ex-deputada municipal socialista na Assembleia Municipal de Estremoz, e Elsa Severo Rolo, candidata do PS à União de Freguesias de Estremoz – Santa Maria e Santo André nas autárquicas de 2017 e que já desempenhou neste mandato funções de deputada socialista na Assembleia Municipal de Estremoz, foram recentemente constituídos arguidos e estão sujeitos à medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
 
O caso remonta a Julho de 2018, e surge na sequência de uma queixa anónima apresentada no Ministério Público (MP) em Agosto de 2015, contra Luís Filipe Mourinha, na altura Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, e Francisco Ramos, actual Presidente da autarquia estremocense e, à data dos factos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Estremoz.
 
A queixa apresentada em 2015 referia que os dois eleitos do MiETZ – Movimento Independente por Estremoz tinham utilizado, de forma indevida e por várias ocasiões, viaturas municipais. Depois de deduzida acusação, Luís Mourinha foi a julgamento, acusado de cinco crimes de peculato de uso, tendo sido absolvido. As suspeitas por uso abusivo de viatura municipal por parte de Francisco Ramos foram arquivadas.
 
No processo judicial que levou Luís Mourinha a julgamento, e ainda segundo declarações do ex-autarca estremocense à LUSA, em Julho de 2018, estão incluídos "um conjunto de documentos contabilísticos do município que foram entregues em mão, em Maio de 2015, a dois deputados municipais do PS”.
 
Em Julho de 2018, Luís Mourinha e Francisco Ramos apresentaram queixas-crimes, contra os dois já mencionados deputados municipais socialistas, como principais suspeitos da autoria material da denúncia anónima, com fundamento na prática dos crimes de difamação e denúncia caluniosa, bem como pela utilização indevida de documentos administrativos.
 
Outros oito eleitos do PS na Assembleia Municipal de Estremoz, que requereram os mesmos documentos, foram também alvos de queixas-crimes, sendo que Elsa Severo Rolo e Alice Véstia já foram ouvidas pelo MP, e constituídas arguidas.
 
Contra o então Presidente da Direcção da Concelhia do PS, José Domingos Ramalho, e o Presidente da Assembleia Geral do órgão, José Daniel Sádio, também foram apresentadas queixas-crimes, pelas mesmas suspeitas de utilização indevida de documentos municipais, visto que o ex-presidente da autarquia estremocense já referiu “ter conhecimento de que os documentos foram depositados na sede do PS de Estremoz”. Os nomes de José Domingos Ramalho e de José Daniel Sádio constam na lista de elementos socialistas constituídos arguidos.
 
Ao que o Ardina do Alentejo conseguiu apurar, o número de elementos ligados à Concelhia de Estremoz do Partido Socialista constituídos arguidos poderá aumentar visto que ainda não foram ouvidos todos os envolvidos neste processo.
Modificado em terça, 17 setembro 2019 17:11
E que tal depois de umas merecidas férias e de alguns excessos cometidos durante as mesmas, começar a nova época desportiva com um mega evento? A proposta é do Vybe Health Club, em Estremoz.
 
Este vai ser o fim de semana com mais “vybe” do ano.
 
Na sexta-feira, dia 13 de setembro, o ginásio estremocense abre as suas portas para um Open Day de arromba. À espera de todos aqueles que aceitem o desafio vão estar aulas de Yoga, Zumba, Bikes, Step, Combat e 3B, para além da estreia dos Dance Kids.
 
No sábado, dia 14 de setembro, e também com a chancela da equipa Vybe, as Piscinas Municipais de Estremoz recebem, a partir das 20 horas, uma Sunset Party, com as actuações musicais a estarem entregues a Pedro Simões, que vai deliciar todos os presentes com um Live Act, e ainda Silver Soul, DJ estremocense que promete colocar todos os participantes a dançar.
 
As pulseiras para o fim de semana com mais “vybe” do ano encontram-se à venda no Vybe Health Club, na Zona Industrial, em Estremoz.
Modificado em quarta, 11 setembro 2019 22:59
Integrada na Semana da Juventude 2019, evento que decorrerá na cidade de Estremoz, entre os dias 25 e 29 de Setembro, realiza-se pelas 21:30 horas do dia 27 de Setembro, sexta-feira, uma Neon Walk and Dance.
 
Mas e o que é uma Neon Walk and Dance? Trata-se de uma caminhada, num percurso desenhado pelas principais artérias da cidade de Estremoz, com sensivelmente cinco quilómetros, e onde todos os participantes terão adereços com luzes néon (bandoletes e pulseiras), para além de serem “maquilhados” com tintas néon.
 
Depois de feita a caminhada, que terá partida e chegada no Rossio Marquês de Pombal, chega a parte da dança, com as actuações dos dj´s Silver Soul e Foksen, e o concerto dos The Happy Mess.
 
Márcia Oliveira, vereadora do pelouro do Desporto e da Juventude da autarquia estremocense convida todos “para uma experiência diferente e muito divertida. Já temos a Corrida mais colorida do Mundo, com o Estremoz Fun Running, vamos fazer desta Neon Walk and Dance a Caminhada mais iluminada do Mundo”.
 
A participação na Neon Walk and Dance é gratuita, sendo necessária efectuar uma inscrição prévia no Gabinete de Desporto da Câmara Municipal de Estremoz, até ao dia 23 de Setembro.
 
A Neon Walk and Dance conta com a colaboração dos instrutores do ginásio Point Fit, que farão os já habituais aquecimentos, antes da caminhada, e alongamentos, no final da mesma, e também, porque correr ou caminhar à noite é com eles, com a equipa das habituais corridas nocturas em Estremoz, a Rota d'Ossa Night Run.
Modificado em quinta, 05 setembro 2019 22:54
11 anos depois de ter entrado em funcionamento, o Serviço de Urgência Básica (SUB) do Centro de Saúde de Estremoz vai começar a fazer, e ainda durante este mês de Setembro, triagem de doentes, revelou o director da unidade de saúde.
 
Mohammad Al Wattar indicou que o atendimento de doentes nas urgências de Estremoz, vai passar a ser feito segundo "o grau de gravidade e de patologia" que apresentam e "não por ordem de chegada", como acontece actualmente.
 
O director do centro de saúde e do SUB explicou à LUSA que "na maioria das vezes, o doente que vem de ambulância tem prioridade, mas há casos de doentes que chegam sozinhos ao serviço de urgência, que são mais graves, e por isso passam à frente".
 
De acordo com o clínico, o serviço de triagem vai funcionar 24 horas por dia, num espaço que foi adaptado para o efeito, garantido por 11 enfermeiros com qualificação, que receberam formação específica para este trabalho.
 
"Estão criadas as condições para o funcionamento deste serviço" referiu o director do centro de saúde considerando que anteriormente não foi possível a sua concretização, sobretudo por não haver uma equipa de enfermeiros com a formação necessária.
 
O Serviço de Urgência Básica de Estremoz funciona 24 horas por dia, com dois médicos, dois enfermeiros, que vão passar a ser três, um técnico de raios X, um assistente técnico administrativo e um assistente técnico operacional, contando ainda com uma viatura de Suporte Imediato de Vida (SIV), com um técnico de emergência pré-hospitalar e um enfermeiro.
 
O SUB de Estremoz foi inaugurado em 15 de abril de 2008, pelo então primeiro-ministro, José Sócrates, enquanto o atual centro de saúde foi inaugurado em 23 de maio de 1993, pelo então primeiro-ministro, Aníbal Cavaco Silva.
 
c/ LUSA
Modificado em quinta, 05 setembro 2019 12:46
E pelo 10º ano consecutivo, a família “trolariana” vai-se reunir.
 
No dia de hoje, sábado, 31 de Agosto, e de forma a recordar os bons velhos tempos vividos na discoteca estremocense Tró-Laró, espaço de diversão que marcou a região nos anos 80, o espaço do Salto de Cavalo, no Castelo de Estremoz, recebe a 10ª edição de um evento que é uma referência na noite estremocense e que já faz parte da agenda de compromissos de muitos que conheceram o antigo espaço localizado na Avenida 9 de Abril, em Estremoz.
 
A música, que vai durar até o sol raiar, vai estar a cargo do DJ Jay Lion.
 
As pulseiras para este evento ainda podem ser adquiridas na Mercearia Gadanha, no Restaurante Alecrim, na Pastelaria Silvia Cakes e no Bar As Duas Marias.
 
A 10ª edição do Revive Tró-Laró and Friends Gin Premium conta com a colaboração da Câmara Municipal de Estremoz e do RC3 - Regimento de Cavalaria nº 3.
Modificado em domingo, 01 setembro 2019 11:30
Pelo terceiro ano consecutivo, e integrada na Semana da Juventude, vai decorrer no dia 29 de Setembro, pelas 16 horas, mais uma edição do Estremoz Fun Running, a festa mais colorida do Mundo.
 
Estremoz Fun Running é uma iniciativa organizada pelo Município de Estremoz, em colaboração com as associações desportivas Sobe e Desce Team e Rota D’Ossa, que conjuga a actividade física com diversão, através da realização de uma corrida e caminhada conjugadas com muita cor. Esta pretende ser uma experiência única, que se concentra menos na velocidade e muito mais num momento colorido de diversão entre amigos e família!
 
O evento, para maiores de 8 anos, tem duas regras importantes. É obrigatório o uso da t-shirt branca disponível no Color Kit e a pintura total no final do evento. Os corredores percorrem o percurso e, já na meta, ficam como se tivessem caído num pote colorido do arco-íris...
 
Quer se trate de um corredor ocasional ou de um atleta de competição, os cerca de sete quilómetros, sem cariz competitivo, constituem uma corrida incomparável, em que não só a cor, mas também o riso, a alegria e o convívio tornar-se-ão comuns a cada um dos participantes.
 
A animação será constante e começa logo na zona de partida com várias aulas de grupo acessíveis a todos e realizadas pelos ginásios e instrutores de desporto associados ao evento, que não é cronometrado, sendo a meta meramente indicativa.
 
Ao longo do percurso, sensivelmente com intervalos de 1 quilómetro, estarão instaladas as Color Stations, zonas em que todos os participantes serão pulverizados com pó colorido, pó esse que é constituído por amido de milho e corante alimentar, que não representa qualquer perigo para a saúde e é facilmente lavável. No entanto, aconselha-se todos os participantes a levarem roupa mais antiga ou que possa sujar-se. Recomenda-se o uso de óculos ou lenços para tapar a boca/nariz.
 
Em caso de alergia ao amido de milho ou dúvidas relacionadas com saúde, os participantes deverão consultar o seu médico.
 
Para que o pó possa aderir mais facilmente ao corpo dos participantes, nalgumas zonas do percurso serão instalados nebulizadores de água.
 
As inscrições para participar no Estremoz Fun Running têm um custo de 6€, e são efectuadas através da Bilheteira Online (www.bol.pt) ou, presencialmente, na bilheteira da Casa de Estremoz (Posto de Turismo), localizada no Rossio Marquês de Pombal. As inscrições terminam a 16 de Setembro.
 
O levantamento do Color Kit poderá ser feito no secretariado do evento no dia da prova ou a partir do dia 28 de Setembro, na Casa de Estremoz, durante o horário normal de expediente (09:30 – 12:30 e 14:00 – 17:30) e é obrigatória a apresentação do bilhete já adquirido. É igualmente possível levantar Color Kits de outras pessoas, desde que se apresentem os bilhetes válidos. 
 
À semelhança do ano transacto, a partida e chegada da edição de 2019 do Estremoz Fun Running acontecerá no Rossio Marquês de Pombal e a animação estará a cargo do animador Miguel Bravo. Para que esta seja mais uma iniciativa inesquecível, a organização promete muitas e diversificadas surpresas.
 
Dia 29 de setembro, venha divertir-se na festa mais colorida do Mundo!
Volta a Portugal em Revista” é a mais recente revista à portuguesa produzida pela “Sonhos em Cena”, e um dos maiores sucessos de bilheteira nos últimos anos em Portugal, estando em digressão pelo nosso país há sensivelmente 10 meses, e registando lotações esgotadas um pouco por todo o país.
 
“Volta a Portugal em Revista” promete duas horas e meia de humor e de entusiasmo. É um hino à boa disposição, onde se podem esperar gargalhadas soltas, pensamentos alegres e um contágio de bons momentos. É uma revista actual, onde estará presente a crítica social, a sátira, a emoção e o afecto.
 
À frente de um elenco de luxo, estarão António Calvário e Natalina José, que regressam aos palcos onde se evidenciaram como grandes vedetas do teatro de revista e do panorama musical.
 
António Calvário, eterno rei da rádio, será a atracção musical desta revista. Detentor de um valioso currículo, destacam-se os inúmeros projectos dos quais fez parte e a sua participação como primeiro vencedor do Festival RTP da Canção.
 
Canções como “Mocidade, Mocidade”, “Oração”, “Regresso” ou “Chorona” marcam o imaginário do público e são sucessos do panorama musical. A comemorar 60 anos de uma carreira invejável, actuará ao vivo e mostrará a sua vitalidade como cantor.
 
Natalina José foi cabeça de cartaz de diversos espectáculos, tendo dado mostras mais do que evidentes do seu enorme talento. Ganhou o Prémio de Melhor Actriz de Revista e sempre granjeou a simpatia do público que a acarinhou.
Entre a televisão e o teatro, desdobrou-se em múltiplas personagens ainda hoje recordadas. Participou em várias telenovelas, como “Palavras Cruzadas” e “Passerele”; em séries, como “Pisca-Pisca”, “Ora Bolas Marina”, “Marina Dona Revista”, “Um Sarilho chamado Marina”, “Médico de Família”, “Aqui Não Há Quem Viva”, entre outros.
 
Ao lado destes dois nomes incontornáveis no panorama artístico, integram o elenco a conceituada Isabel Damatta, e os jovens Raquel Caneca, Sara Inês, Ricardo Miguel e Gonçalo Brandão, talentosos actores e actrizes que participaram nos projectos anteriores da produtora, “Ol(h)á Florbela!” e “Que Grande Caldeirada!”, revistas encabeçadas pela popular actriz Florbela Queiroz, e que também passaram por Estremoz
 
“Volta a Portugal em Revista” tem encenação de Renato Pino e música de Carlos Dionísio, contando ainda com um luxuoso guarda-roupa oriundo das produções de Filipe La Féria, que se destacam pela exuberância e glamour.
 
“Volta a Portugal em Revista” sobe ao palco do Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, no  próximo dia 14 de Setembro, sábado, pelas 21:30 horas.
 
Esta é uma iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz, tendo os bilhetes o preço de 12,5€ para a plateia e 1º balcão, e de 10€ para as frisas e camarotes.
 
Para mais informações, devem os interessados contactar o Teatro Bernardim Ribeiro, através do telefone 268339222, os Serviços Culturais da Câmara Municipal de Estremoz, pelo 268339216 ou pelo mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou ainda o Posto de Turismo, através do 268339227.
Modificado em segunda, 26 agosto 2019 01:14
Através do Núcleo de Investigação Criminal de Estremoz, o Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve em flagrante delito, no passado dia 19 de Agosto, segunda-feira, no concelho de Estremoz, dois homens, ambos com 22 anos, por cultivo de cannabis.
 
Na sequência de uma acção de vigilância em zona florestal nos arredores da cidade de Estremoz, os militares detectaram uma plantação de cannabis e realizaram diligências que culminaram na apreensão de quatro plantas de cannabis, uma estrutura em rede, vários vasos recipientes e diverso material de apoio ao cultivo.
 
Segundo um comunicado enviado às redacções por aquela força de segurança, “um dos detidos, por ser estrangeiro, foi presente a primeiro interrogatório judicial, por determinação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, devido ao facto de permanecer ilegal em território nacional”.
 
A mesma missiva informa ainda que “os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Estremoz”.
 
Modificado em quarta, 21 agosto 2019 14:16
Um jovem de 22 anos morreu na manhã desta terça-feira, dia 20 de Agosto, na sequência do despiste de um veículo ligeiro, ocorrido na Estrada Nacional 4 (EN4), entre Borba e Estremoz, junto ao acesso à Autoestrada 6 (A6).
 
Segundo informações recolhidas pelo Ardina do Alentejo junto do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora, o alerta para este acidente foi dado pelas 07:13 horas.
 
Ao que o Ardina do Alentejo conseguiu apurar, a vítima mortal, condutor e único ocupante do veículo sinistrado, era residente na freguesia estremocense de Arcos.
 
Ainda segundo o CDOS, foram mobilizados para o local do sinistro 16 operacionais, entre elementos dos Bombeiros Voluntários de Borba, da Guarda Nacional Republicana (GNR) e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), auxiliados por nove viaturas.
 
Para já desconhecem-se as causas do despiste, estando este acidente a ser investigado pelo NICAVNúcleo de Investigação de Crimes de Acidentes de Viação da GNR.
Modificado em quarta, 21 agosto 2019 01:21