terça, 21 agosto 2018

AGENDA

Evento 

Exposição
Título:
Exposição "Mestre Rolo - Tesouro da Arte Popular de Estremoz"
Quando:
20.01.2018 - 31.03.2018
Onde:
Estremoz
Categoria:
Local

Descrição

Desde o passado dia 20 de Janeiro que está patente ao público, na Galeria D. Dinis, a exposição "Mestre Rolo - Tesouro da Arte Popular de Estremoz".
 
Há pessoas que são autênticos Tesouros Vivos pelo seu “saber fazer” de inestimável relevância técnica em termos de arte popular, mas também por uma sabedoria muito própria da cultura do povo. Mestre Rolo junta estas características de forma admirável. O Museu Municipal tem no seu acervo, e em exposição permanente, uma coleção deste artesão, cuja constituição teve início com o Professor Joaquim Vermelho, amigo e estudioso da obra de Mestre Rolo, que doou, em Janeiro de 2017, o que ainda tinha guardado, por estima e recordação, da sua produção. São essas 22 peças, e outras de doações de particulares e do acervo do Museu que estarão exibidas nesta exposição.
 
Mestre Rolo, cujo nome de baptismo é Joaquim Carriço, nasceu em 1936, na Aldeia de Cima, freguesia da Glória, concelho de Estremoz, onde residiu até 2017, ano em que decidiu dar entrada no Lar São Nuno de Santa Maria, Estremoz.
 
Cedo sentiu curiosidade por trabalhar a madeira e outros materiais, realizando objectos a que dava pouca importância, mas mais tarde, tomou consciência do valor cultural da sua produção e apurou-a.
 
O trabalho em chifre é o que mais o motiva pela qualidade, duração e acabamento que proporcionam. Apesar do corno ser um material ordinário, permite contudo trabalhos, graças ao tratamento e acabamento a que é sujeito, de grande qualidade e beleza.
 
A mostra estará patente até 31 de Março de 2018.

Local

Local:
Galeria Municipal D. Dinis
Rua:
Largo D. Dinis
CEP:
7100-509
Cidade:
Estremoz
Estado:
Évora
País:
País: pt

Descrição

Descrição não disponível